domingo, 23 de novembro de 2008

Desportistas do ano 2008

DESPORTO
Gala CDP
Nélson e Vanessa desportistas do ano
Os atletas Nélson Évora, campeão olímpico de triplo salto, e Vanessa Fernandes, medalha de prata no triatlo em Pequim 2008, foram distinguidos com os prémios de Desportista do Ano, atribuídos pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Nélson Évora foi o que mais votos recolheu na votação electrónica que decorreu entre 06 de Novembro e hoje, superando os outros candidatos: João Rodrigues (vela), João Silva (triatlo), João Paulo Fernandes (desporto para deficientes) e João Neto (judo).

Depois de receber o galardão, Nélson Évora aludiu à "frase que se reflecte no espírito desportivo: o impossível é nada".

Pelo terceiro ano consecutivo, Vanessa Fernandes foi a mais votada entre as atletas femininas, superando Raquel Cerqueira (desporto para deficientes), Ana Hormingo (judo) e Michelle Larcher de Brito (ténis).

"Como tudo na vida, não fazemos nada sozinhos. Os meus amigos de treino, os treinadores e a minha família são importantes", disse a atleta do Benfica, campeã de Europa de sub-23 e elites.

O prémio Treinador do Ano foi atribuído na 13ª Gala do Desporto da CDP, a decorrer no Casino do Estoril, a João Ganço, técnico de Nélson Évora, ao passo que o Prémio Equipa foi entregue à selecção de Portugal de râguebi de sevens.

O Prémio Jovem Promessa do CDP foi entregue a Miguel Arraiolos (triatlo), numa cerimónia sob o lema "Amor à Camisola", na qual foram ainda distinguidos os campeões europeus, mundiais e olímpicos em 2008.

A cerimónia encerrou com a entrega do Prémio Mérito Desportivo Alto Prestígio ao ex-futebolista Vítor Baía (representado pelo filho) e à selecção de Portugal de hóquei em patins, vencedora do primeiro título mundial para o desporto português, em 1947, com Correia dos Santos, o único sobrevivente, a receber a distinção.



Fonte: Lusa